Micky
Lesões crónicas de pele na região do queixo e nos posteriores, marcha ataxica principalmente ao nível dos posteriores. Com eczema auricular. Linfonodos sub-mandibulares ligeiramente reactivos, estrutura dura à palpação vesical.
Paciente: Labrador Retrivier, 7 anos, fêmea não esterelizada.

História pregressa: disúria, estranguria, hematúria há 2 semanas.

Exames complementares: exame radiográfico revelou presença de duas estruturas compatíveis com cálculos vesicais radiopacos.

Hemograma: leucocitose por neutrofilia e linfocitose, hemoconcentração. Bioquímicas séricas normais.

Cirurgia: Cistotomia para remoção dos cálculos com 6,5/5,5 mm e outro com de 1/1cm.
Colheita de urina para urocultura e amostra de parede vesical para biópsia.

Curso clínico:

O paciente recuperou bem da anestesia e teve alta dois dias após a cirurgia dia com prescrição de anti-inflamatório, analgésico e antibiótico de largo espectro até chegada dos resultados antibiograma.

Foi aconselhado alterar dieta para ração que promova a alta diluição urinária, banhos terapêuticos e consulta de medicina integrada para abordar questão osteo-articular.

O antibiótico mudou em função do agente bacteriano isolado tendo o tratamento continuado até urocultura negativa (duração total: 21 dias).

Proprietário declinou biopsia parede vesical e análise do cálculo urinário.
INFORMAÇÃO RAL
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo: CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitrag... Ler
Vet Kids
Passatempo realizado pelo Grupo Veterinário São Francisco de Assis com crianças até aos 9 anos a acompanhar o dia-a-dia de um médico veterinário... Ler
Cãominhada HVSFA
O Grupo Veterinário São Francisco de Assis organizou, no 2º aniversário da sua unidade da Malveira (Janeiro de 2012), o evento \"Cãominhada\". Veja o video e en... Ler